segunda-feira, 4 de junho de 2007

Capitanias Hereditárias e Tratado de Tordesilhas (04/06/2007)


A aula de hoje 04/06/2007, falamos sobre Capitanias Hereditárias e o Tratado de Tordesilhas.
Os Portugueses vinham navegando há mais tempo que os Espanhóis, eles acreditavam que as terras que Colombo chegou pertenciam a eles. Para resolver esta questão e evitar uma guerra entre esses dois países, foi assinado um acordo que recebeu o nome de Tratado de Tordesilhas. Foi assinado em 1494 e estabelecia um meridiano que passava a 370 léguas das ilhas de Cabo Verde. As terras que ficavam a leste deste meridiano eram de Portugal e as terras a oeste eram da Espanha. Grande parte do território brasileiro ficou pertencendo a Portugal, já havia uma suspeita da existência destas terras antes da chegada de Pedro Alves Cabral. Em 1530, D. João III, rei de Portugal, dividiu as terras brasileiras em 15 lotes de grande extensão. Foram chamadas de capitanias hereditárias, pois o direito sobre essas terras era passado de pai para filho. As terras que formavam cada capitania foram doadas a 12 homens de confiança do rei de Portugal. Eles deveriam iniciar a exploração e o povoamento da terra. Apesar de grandes esforços, o sistema de capitanias fracassou, por vários motivos, como: Desinteresse e a má administração dos donatários; os ataques freqüentes dos indígenas, revoltados com a escravidão; a falta de recursos dos donatários e entre outros motivos. Somente duas capitanias deram certo, a de São Vicente e a de Pernambuco. A capitania de São Vicente se desenvolveu por causa do plantio da cana-de-açúcar e a criação de gado; e a capitania de Pernambuco também se desenvolveu com o plantio da cana-de-açúcar. As demais capitanias não prosperam.
Nesta aula também criamos este blog. Fizemos uma atividade sobre este assunto, Capitanias Hereditárias e Tratado de Tordesilhas.

4 comentários:

Anônimo disse...

juliana e janaina

portugal e espanha dividiram o Brasil em duas partes e o rei de portugal dividil a sua parte com pessoas de sua confiaça para cuidar de suas terras .e as pessoas só podiam passar as terras para o parente mais perto .

Anônimo disse...

O REI DE PORTUGAL DIVIDIU SUAS TERRAS PARA SUAS MELHORES AMIGOS E ESAS TERRAS FORAO CHAMADAS DE CAPITANA.


EVANDRO

Anônimo disse...

Julia

Eu aprendi muitas coisas como: bandeirantes e sobre os jesuitas.Eu gostei muito das eatagiarias Darli,Sabrina e Fernanda, mas a que eu mais gostei foi a Darli e a Fernanda.Só não gostei muito quando me mudaram de lugar.
Yasmin

Hoje eu aprendi sobre os bandeirantes e jesuitas e etc...
Gostei muito das estagiarias mais da qui eu mais gostei foi da Fernanda.

Anônimo disse...

Nós gostamos da aula de segunda-feira aprendemos sobre o ratado de Tordesilhas e as Capitanias Hereditarias.


ass:Matheus & bruno.